Voltar ao Blog

Post Thumbnail

Manômetros de processo para uso sob vibração sem líquido “Plus!TM Performance”

Qual é o inimigo nº 1 dos manômetros?

As vibrações. Afinal, elas reduzem significativamente sua vida útil e dificultam sua leitura.

Mas temos uma boa notícia: uma verdadeira inovação na indústria de instrumentação, o Plus!TM Performance da Ashcroft é a única alternativa econômica para uso sob vibração aos manômetros cheios de líquidos. Um opcional exclusivo que leva o manômetro seco a ter desempenho igual ao de um cheio de líquido. Além disso, o Plus!TM Performance foi desenvolvido para ser usado nos manômetros de processo da Ashcroft® e Willy®, marcas líderes no mercado de instrumentação.

 

Veja abaixo 10 razões para você utilizar o Plus!TM Performance”:

  1. Redução do custo de aquisição, comparado aos manômetros com enchimento de líquido, pois elimina a necessidade de caras vedações da caixa

  2. Redução do custo de transporte, devido ao seu peso, que é 28% menor do que o instrumento cheio de líquido.

  3. Redução do custo de armazenagem, uma vez que, com o tempo, os manômetros cheios de líquido tendem a perder as vedações por ressecamento e apresentar vazamentos.

  4. Redução do custo de recalibração. A ausência de líquido faz com que o manômetro “Plus!TM Performance” seja tão fácil de recalibrar quanto os manômetros secos. O problema com o manômetro de enchimento de líquido é o ma­nuseio do líquido, que precisa ser drenado, descartado e substituído quando se faz uma simples recalibração, o que provoca muita sujeira. Em muitos casos, as pessoas simplesmente descartam o manômetro em vez de recalibrá-lo. Além disso, se instalarmos um manômetro com a tecnologia “Plus!TM Performance”, uma válvula de duas vias com dreno, este poderá ser calibrado em campo através de um calibrador portátil modelo ATE-2 da Ashcroft, reduzindo em até 5 vezes o custo de recalibração. Isto torna o manômetro “Plus!TM Performance” ideal para plantas certificadas ISO 9001 e/ou para aplicação da norma NR13.

  5. Redução do custo de descarte. Devido às novas leis e regulamentos ambientais, o descarte de manômetros com enchimento de líquido tem saído caro. Descartar manômetros com enchimento de glicerina, silicone e halocarbono pode ser custoso por serem estes compostos químicos contaminantes. O manômetro com “Plus!TM Performance resolve essa questão, eliminando o enchimento líquido.

  6. Maior vida útil dos manômetros instalados. Um dos grandes problemas industriais é que uma grande porcentagem de manômetros com enchimento de líquido vaza, devido ao ressecamento das gaxetas de vedação submetidas a mudanças na temperatura, etc., deixando o manômetro incapaz de suportar vibrações. Com “Plus!TM Performance” esse problema não existe e, portanto, há maior proteção e tranquilidade ao longo do tempo.

  7. Redução do custo de instrumentos para uso em oxigênio ou agentes oxidantes. Para clientes que usam manômetros em meio oxidante, o Duragauge® Plus!TM elimina a necessidade do dispendioso enchimento de halocarbono, resultando numa imensa eco­nomia.

  8. Maior segurança na instalação, uma vez que seu custo reduzido permite a padronização de instrumentos resistentes à vibração na planta, eliminando os erros de aplicação e, assim, evitando falhas prematuras devido ao rompimento do sensor em locais que venham a apresentar vibração e reduzindo dessa maneira o risco de vazamentos de produtos perigosos à saúde e ao meio ambiente. Em aplicações convencionas, a engenharia de aplicação da Ashcroft constatou que “tipicamente 20% dos manômetros instalados são mal aplicados e falham pre­maturamente devido à presença de vibrações”.

  9. Menor risco de contaminação do processo. Se o sensor do manômetro for danificado devido à aplicação incorreta do instrumento com enchimento, o fluido de processo pode ser conta­minado pelo material de enchimento do manômetro. A tecnologia “Plus!TM Performance”, por não conter líquido, eli­mina essa eventual contaminação do processo.

  10. Faixa de temperatura de utilização mais ampla. Para instalações sob temperaturas de congelamento, um outro benefício do manômetro com “Plus!TM Performance” é a ampla faixa de temperatura, de -40°C a 120°C. Aliás, o manômetro com “Plus!TM Performance” tem uma faixa de temperatura como a do silicone, porém sem o seu custo e efeitos colaterais. Na maioria das vezes, a glicerina usada no enchimento fica parecida com melaço a 0ºC, deixando o manômetro inoperante.

Conclusão

Ficou claro, não? O manômetro com “Plus!TM Performance” se traduz em segurança, economia e o fim da necessidade de manômetros com enchimento de líquido. Faça como milhares de clientes que já se utilizam dessa tecnologia e comprovaram a redução de custos e a segurança dos instrumentos Ashcroft.

Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas em aplicação de produto. Você vai receber suporte técnico na especificação do “Plus!TM Performance” da Ashcroft para otimização de sua instrumentação de campo.

-->