Voltar ao Blog

Post Thumbnail

Proteção de sua instrumentação de campo contra surtos de pressão

Você sabia que os surtos de pressão são uma das principais causas de redução da vida útil e, até mesmo, destruição dos instrumentos de medição e controle de pressão?

Proteger os instrumentos desses surtos é, em última análise, manter a funcionalidade e precisão da instrumentação, reduzindo assim os custos de manutenção e aumentando a segurança do processo, das pessoas e dos lucros da empresa.

 

Vamos analisar a proteção necessária para cada tipo de surto de pressão.

  1. Sobre pressões: Instrumentos de pressão (como manômetros, pressostatos ou transmissores de pressão), dimensionados para ler a pressão em um determinado processo, normalmente leem essa pressão a 3/4 de sua escala total, uma vez que a precisão em um determinado ponto é um valor fixo de pressão ao longo de toda a escala, sendo esta posição de leitura o melhor compromisso entre a precisão da leitura e a segurança do instrumento. Assim, determina-se a escala de um manômetro, dividindo-se a pressão de trabalho por 0,75 e escolhendo-se a escala comercial com valor imediatamente superior à pressão assim obtida. Por segurança, a Ashcroft desenha seus instrumentos para suportar um determinado percentual acima do fundo de escala por um tempo limitado, sem que o instrumento perca a calibração de fábrica. Essa informação consta dos dados técnicos de nossos catálogos. Ocorre muitas vezes que esse porcentual (tipicamente 30%) não é suficiente para outros processos que podem ocorrer na mesma instalação. Por exemplo, em uma parada para limpeza com injeção de vapor com pressões acima desse limite. Nesses casos, é necessário proteger o instrumento de duas maneiras:

    • Instalando esse instrumento com uma válvula de bloqueio, que será fechada manualmente quando da operação de limpeza (na maioria das vezes, impraticável ou muito arriscada devido ao grande número de pontos com instrumentos instalados);
    • Instalando um protetor de sobre pressão – uma válvula de bloqueio automática, regulável em campo para a pressão de fundo de escala do instrumento, aumentando sobremaneira sua vida útil e evitando falhas por acidentes ou erros de operação.

  2. Pulsações em linha: Os sensores de instrumentos de pressão são normalmente fabricados com metais com um bom efeito mola, de maneira que repitam sempre a leitura no mesmo ponto; esse é o efeito de repetibilidade tão desejado nesses instrumentos. Um manômetro Ashcroft é desenhado para resistir a 1 milhão de leituras de pressão sem perda de calibração. As pulsações – como por exemplo aquelas verificadas na saída de bombas – podem muitas vezes levar o instrumento ao final de sua vida útil em questão de dias ao invés de vários anos, como é desejado. Vem, por exemplo, uma pulsação de 1 pulso a cada 5 segundos: ela completará o total de 1 milhão de operações no manômetro em cerca de 56 horas. Ao mesmo tempo, a leitura do instrumento é praticamente impossível dependendo da amplitude dessa pulsação. Para proteger desse efeito, a Ashcroft fornece seus instrumentos com um restritor de passagem do fluido que retarda o pulso, de maneira a retificar a pulsação no sensor do instrumento. A leitura passará a ser da média da amplitude do pulso. Se essa pulsação for muito alta, porém, apenas uma restrição no manômetro não será suficiente; assim, fornecemos amortecedores de pulsação externos de quatro tipos:

    • Capilar interno – Um longo tubo de pequeno orifício dentro de um niple que amortece a pulsação por turbulência na passagem do fluido em seu interior.

    • Orifícios reguláveis – Um disco interno com orifícios de diâmetros cada vez menores, selecionáveis através de um pino para restringir a passagem progressivamente até a pulsação cessar.

    • Válvula de agulha – Uma válvula tipo agulha, muito longa, de maneira que a passagem do fluido pode ser ajustada lentamente através de um parafuso até que a pulsação cesse.

    • Esfera flutuante – Que fecha a passagem do fluido em caso de um pulso muito rápido (Golpe de aríete).

    •    

 

Para outras informações, conheça mais os nossos acessórios ou entre em contato com um dos nossos especialistas em aplicação de produto. Você receberá suporte técnico para o seu pessoal na especificação do Amortecedor de pulsação ou protetor de sobre pressão Ashcroft, para proteção de sua instrumentação de campo.

-->