Tendências em Circuitos Pneumáticos
Miniaturização
Uma tendência em circuitos pneumáticos que abre caminho para o projeto de produtos inovadores é a miniaturização. Antigamente era necessária uma sala inteira para um computador, que agora cabe na palma da mão pelo uso dos smartphones. Os fabricantes de produtos pneumáticos têm optado por essa tendência, como um esforço para fazer produtos mais leves, reduzir os custos e requisitos de materiais, além de atender um mercado mais amplo. Por sua vez, esses novos produtos exigem instrumentação de pressão dimensionada na mesma proporção.
Algumas válvulas pneumáticas exigem um espaço abaixo de 25 mm entre as tomadas de pressão. Um manômetro convencional de 40 mm é grande demais e pensando em atender a essa demanda, a Ashcroft® desenvolveu a linha de manômetros DDG.
Com modernos filtros reguladores / lubrificadores em miniatura e diâmetros de invólucro de 23 mm, 32 mm e 38 mm, são uma solução econômica para medir pressões dentro de instalações com espaço muito limitado. A linha DDG é campeã em vários níveis, pois não satisfaz somente o requisito tamanho. Sua tecnologia de acionamento direto (sem peças de desgaste), torna o produto, robusto e confiável, altamente resistente a choques e vibrações.
No modelo 23 DDG, também conhecido como Mini Gauge®, é alojado em invólucro estético como o de um manômetro comercial convencional.
No modelo 12 DDG (de 32 mm de diâmetro) e do 15 DDG (de 38 mm de diâmetro), possuem invólucro de aço inoxidável à prova de tempo, com perfil extremamente baixo, o que os torna além do tamanho miniatura, a escolha ideal para uso a céu aberto ou expostos a agentes corrosivos ou em locais sujeitos a golpes acidentais.
Acesse aqui o catálogo técnico da linha DDG.
Redução de Custo
Baixar o custo total dos equipamentos levando-se em conta não o mais barato, mas sim o que oferece melhor valor a longo prazo, está afetando as decisões de escolha dos usuários de circuitos pneumáticos. Devido a essa preocupação, os usuários estão agora procurando produtos e designs mais inovadores que não apenas substituam as soluções tradicionais com redução e custo, mas que agreguem valor a suas instalações.
Este é o caso do efeito de choques e pulsação sobre os manômetros usados nesses circuitos. Durante anos os manômetros com enchimento de líquido foram a resposta para prolongar a vida desses instrumentos na presença de choques e pulsações. Infelizmente, com essa solução vieram também o custo do líquido de enchimento, a possibilidade de vazamentos, além dos custos de transporte devido ao peso e questões ambientais por ocasião do descarte do produto.
Com foco não apenas na redução de custos, mas também na melhora de desempenho dos instrumentos, a Ashcroft® desenvolveu manômetros “sem líquido” que usam um amortecimento de movimento diferente das tentativas passadas no início da década de 90, quando se utiliza amortecedores a êmbolo, que na verdade causavam problemas maiores.
Nosso sistema FlutterGuardTM, patenteado, usa um elaborado meio de amortecimento em torno do pinhão do manômetro para substituir o líquido de enchimento.
Esse sistema pode substituir a glicerina, o silicone e o Halocarbono em mais de 95% das aplicações, ele reduz o desgaste do movimento e elimina a vibração do ponteiro, prolonga a vida útil do produto e permite uma fácil leitura do medidor.
Eliminando-se o enchimento do manômetro, pode-se reduzir o custo inicial, o custo de transporte (menor peso), o custo de armazenagem (um manômetro atende a mais aplicações) e cortar o custo de descarte especial do produto (questão ecológica)
Quer saber mais sobre esse sistema ou outras soluções Ashcroft?
Clique aqui e entre em contato conosco. Nossos especialistas em aplicação de produtos, estão à sua disposição para ajudar na tomada de decisão.