Termômetro acionado a gás vs. Termômetro bimetálico
Termômetros acionados a gás e termômetros bimetálicos são instrumentos de medição de temperatura usados em diversos setores devido à sua confiabilidade e precisão. No entanto, eles operam em princípios diferentes. Não importa em qual setor você trabalha, se você precisa de monitoramento preciso de temperatura, utilizar esses termômetros pode aumentar a eficiência e a segurança em suas operações.
Neste artigo, você verá as aplicações e vantagens de termômetros acionados a gás e bimetálicos. Links para recursos adicionais também fornecerão informações relevantes para ajudar a aprofundar seu conhecimento sobre medição de temperatura. Quando terminar de ler, você terá melhores informações para selecionar o instrumento correto para suas necessidades específicas.
Indústrias que utilizam termômetros a gás e bimetálicos.
Instrumentos de medição de temperatura industrial como o Modelo TMS-IN e o Modelo EI Bimetalico são usados para medir a temperatura do ar, gás ou líquido em ambientes internos e externos adversos. Esses termômetros são a melhor escolha quando você precisa de uma indicação de temperatura confiável, durável e facilmente legível que pode ser vista à distância para ajudar a manter os operadores seguros de áreas perigosas. Eles também podem servir como referência para confirmar o monitoramento eletrônico.
Figura 1. Indústrias que utilizam termômetros a gás e bimetálicos.
Como funciona um termômetro a gás:
A mecânica de um sistema acionado por gás inclui um tubo Bourdon, capilar e bulbo sensor de temperatura. O termômetro inteiro, incluindo o bulbo, invólucro e capilar (em tipos remotos), é preenchido com um gás inerte, que oferece resposta rápida e marcações de escala com maior nitidez.
Os tipos de conexões incluem:
1. Conexões roscadas (fixas e ajustáveis): As conexões fixas são padrão de fábrica e as ajustáveis permitem adaptações na montagem. Ambas são ideais para garantir uma conexão confiável e resistente em ambientes de alta pressão ou corrosivos quando usadas com um poço termométrico.
2. Conexões simples: Essas conexões não têm encaixes e são bem adequadas para medir temperaturas em tanques abertos, pias ou cubas.
Observação: poços termométricos podem ser usados para proteger esses termômetros e facilitar a remoção dos termômetros sem interrupção do sistema.
Figura 2. Como funcionam os termômetros a gás.
Os termômetros acionados a gás da Ashcroft podem ter contatos elétricos opcionais para gerenciar temperaturas de processo. Esses contatos aumentam o controle e a segurança em aplicações sensíveis à temperatura e são oferecidos em várias configurações.
Características dos termômetros a gás.
Termômetros acionados a gás estão disponíveis em opções de montagem direta e remota e oferecem vários benefícios:
1. Ampla faixa de temperatura: A cobertura de temperatura abrange de -320 ° F a 1.200 ° F (-200 ° C a 650 ° C).
2. Design de tubo Bourdon: Com um sistema “sem movimento” e sem engrenagens para desgastar, esses termômetros oferecem forte resistência a choques e vibrações e têm vibração de ponteiro minimizada.
3. Filtro à base de carbono: Permite as menores pressões internas do sistema para maximizar a vida útil do instrumento.
4. Opções de montagem direta e remota: Oferece a opção de usar capilar de até 12” para isolar instrumentos de montagem remota para maior segurança.
5. Cheio de gases inertes: Evita perigos se o capilar for danificado.
6. Isento de erro por elevação: A precisão da temperatura permanecerá a mesma, independentemente da altura instalada.
Como funciona um termômetro bimetálico:
Um termômetro bimetálico usa uma tira de metal feita de dois materiais diferentes que são unidos e então enrolados em uma espiral ou hélice. Cada um desses metais se expande em uma taxa diferente quando aquecido. Conforme a temperatura do processo muda, a expansão diferencial dos metais faz com que a bobina se enrole ou desenrole.
Este movimento é convertido em uma leitura de temperatura conectando-o mecanicamente ao ponteiro que desliza por uma escala precisamente calibrada. Este mecanismo simples, porém, eficiente, permite que o termômetro forneça leituras diretas de temperatura sem o uso de fontes de energia externas.
Figura 3. Como funcionam os termômetros bimetálicos.
Características de um termômetro bimetálico.
Os termômetros bimetálicos têm um design básico e estão disponíveis apenas para instalações de montagem direta. Os recursos incluem:
• Caixa hermeticamente selada: Evita que a umidade entre no instrumento para proteger o interior da corrosão e a bobina do congelamento.
• Maxivision® dial: Garante leituras precisas (minimiza erros de leitura de paralaxe).
• Bobina amortecida com silicone: Reduz a vibração do ponteiro em aplicações de alta vibração e fornece tempos de resposta aprimorados.
• Ajuste externo: Você pode ajustar ou recalibrar a posição do ponteiro na escala.
• Impressão de mostrador personalizada: Permite selecionar escalas múltiplas ou alternadas, adicionar indicadores de zona, marca da empresa e muito mais.
• Conexão Everyangle™ : Permite que o mostrador seja girado 360º.
Diferenças entre termômetros a gás e bimetálicos.
Embora os termômetros a gás e bimetálicos sejam opções precisas e duráveis para medir a temperatura do ar, gás ou líquido em ambientes desafiadores, algumas diferenças ajudarão você a determinar qual é o melhor para suas necessidades específicas.
1. Faixa de temperatura: Para temperaturas mais extremas, o termômetro acionado por gás oferece uma cobertura de temperatura mais ampla.
Figura 4. Cobertura de temperatura do termômetro bimetálico vs. termômetro acionado a gás.
2. Opções de montagem:
• Termômetros bimetálicos estão disponíveis apenas em opções de montagem direta.
• Termômetros acionados a gás têm a opção de montagem direta ou remota.
3. Contatos elétricos:
• Opção somente para termômetros acionados por gás.
4. Tamanhos dos mostradores:
• Termômetros bimetálicos normalmente têm mostradores de 2, 3 e 5 polegadas.
• Termômetros a gás geralmente têm 4, 4 1/2 e 6 polegadas.
Pronto para saber mais?
Agora que você entende esses recursos, benefícios e usos dos termômetros industriais acionados a gás e bimetálicos, e comparou suas diferenças, você ainda pode ter dúvidas.
Com isso, você também pode entrar em contato com nossos especialistas em produtos.
Estamos à disposição para te atender.