Voltar ao Blog

Post Thumbnail

CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PRESSÃO E TEMPERATURA EM CAMPO

Como sua equipe sabe que os parâmetros de produção estão dentro dos requisitos necessários?

Como garantir a otimização dos custos de seus  processos  e aumentar  sua lucratividade?

Para muitas empresas, a resposta disso está na segurança trazida pela instrumentação de pressão e temperatura de campo. Até por que a segurança de seu pessoal e seus equipamentos depende de instrumentos, como por exemplo, pressostatos acionadores de alarmes, mantidos precisos e confiáveis durante toda sua vida útil. A instrumentação de pressão e temperatura de campo é a segurança que sua equipe tem de que os parâmetros de produção estarão sempre dentro dos requisitos necessários, para otimização de seus custos de produção e consequentemente aumento de sua lucratividade. Além disso, a segurança de seu pessoal e seus equipamentos depende de instrumentos, como por exemplo, pressostatos acionadores de alarmes, mantidos precisos e confiáveis durante toda sua vida útil.

As normas I.S.O. 9001 e algumas regulamentações governamentais, como por exemplo a NR 13, foram especialmente desenvolvidas para prover guias de trabalho que garantam a correta aplicação dos conceitos de qualidade e segurança acima descritos.

Ocorre que o custo de aferição periódica de instrumentos de pressão e temperatura – com sua retirada de campo, preparação para aferição em laboratório e depois retorno para instalação em campo – tornava até agora necessários gastos imensos com instrumentos de reserva, muitas horas de mão de obra e custos de materiais e equipamentos de laboratórios extremamente caros. Muitas empresas simplesmente descartavam a instrumentação de campo ao invés de aferi-la, em prazos tão curtos como 6 meses. Um instrumento Ashcroft® e Willy® bem mantido, por exemplo, pode durar 5 anos ou mais em trabalho.

Com esse desafio em mente, nossa equipe de engenheiros desenvolveu equipamentos que permitem a calibração em campo a custo extremamente reduzido, viabilizando dessa forma a manutenção dos instrumentos de pressão e temperatura em campo.

Problemas enfrentados e as soluções Ashcroft:

1) O único instrumento de pressão que não permitia calibração em campo era o Manômetro para uso em vibração, uma vez que era fabricado cheio de líquido para amortecer as vibrações, permitindo sua leitura e evitando falhas por desgaste. A Ashcroft  desenvolveu uma tecnologia de manômetro seco para uso em vibração chamado Plus!™Performance que é usada em manômetros frente sólido, que permite o acesso aos pontos de calibração desses instrumentos sem sua remoção do ponto de instalação.

 

2) Tomada de pressão de calibração para evitar a retirada dos instrumentos de pressão de campo. A extensa linha de manifolds da Ashcroft foi especialmente desenhada para uso com instrumentos de pressão, permitindo o seu desligamento do processo e instalação rápida de equipamento de calibração portátil (Catálogo Modelo - VM). Além disso, o opcional SQR (engate rápido) dos selos Isolation Rings (Catálogo Tipos 80 e 81) permite a retirada do instrumento do selo sem perda do enchimento, garantindo a mesma facilidade de calibração em campo de um instrumento não selado.

 

 

3) Instrumentos de calibração portáteis de baixo custo. O Calibrador Portátil de Pressão e Temperatura Modelo – ATE-2, da Ashcroft®, foi desenvolvido especialmente para calibração de instrumentos de pressão relativa, pressão absoluta ou diferencial, desde 6,5 mm H2O até 700 kgf/cm2, e temperatura através de sensores RTD ou Termopar. Possui 13 unidades de engenharia pré-programadas e uma programável em campo, lê tensões ou correntes de saída de transmissores e detecta o ponto de comutação de pressostatos e termostatos, podendo fazer múltiplas leituras simultâneas. Possui um teclado simples para operar e pode armazenar até 16000 leituras, com memória expansível através de cartão SD. Possui também interface USB para descarga de dados e geração de certificado em planilha Excel, é à prova de intempérie e opcionalmente intrinsecamente seguro. Além disso, seu sistema modular de sensores de pressão e temperatura o torna adaptável às necessidades do usuário, o que reduz o custo ao mínimo necessário na primeira aquisição e permite a expansão sem a compra de outra unidade básica. O ATE-2 possui um gerador interno de tensão para calibração de transmissores e pressostatos e pode ser adquirido em conjunto com nossas bombas portáteis de geração de pressão desde vácuo até 700 kgf/cm2

(Catálogo – Modelo ATE-2)

(Catálogo – Bombas de Operação Manual)

 

 

Conclusão:

As soluções de calibração de instrumentos de pressão e temperatura em campo da Ashcroft reduzem seus custos com manutenção em laboratório (ou descarte de equipamentos com pouco tempo de uso) a uma pequena fração do custo atual pelo aproveitamento da vida útil do instrumento e economia com equipamento de laboratório, aumentando sobremaneira a segurança e precisão de seus equipamentos de campo. Ou seja, o que hoje é investimento pode se tornar uma grande economia amanhã.

Se você precisar de mais informações, é só entrar em contato com nossos especialistas em aplicação de produto. Você vai receber suporte técnico na especificação dos equipamentos e treinamento para o seu pessoal no conceito de Calibração de Instrumentos em Campo com as soluções Ashcroft. Confie no escudo  para redução de custos de manutenção e aumento da segurança de sua planta, seu processo, seu pessoal e seus lucros.

-->